sábado, 29 de outubro de 2011

Scott MacLeay - fotógrafo e compositor

Hj vamos falar de um camarada deveras foda! Vamos falar um pouco de Scott MacLeay!

Scott MacLeay

          Scott MacLeay, fotógrafo / compositor canadense, que viveu na França e trabalhou em Nova York e Paris nos últimos 30 anos antes de se mudar para Florianópolis no final de 2010. A maioria de seu trabalho fotográfico autoral foi realizado no final dos anos 1970 e 1980. Durante este período, seu trabalho foi representado pela Marcuse Pfeifer Gallery em Nova York e pela Galérie Créatis, em Paris. Seu trabalho foi exibido em galerias privadas e museus na Europa, na América do Norte e no Japão e foi amplamente publicado na França e nos EUA.

          Foi convidado a participar em três edições do Mês da Fotografia em Paris e foi um artista em Residência Rockefeller no American Center for Artists para a criação da exposição multimídia “Fragments, Cycles, Sounds em 1982. Além de seu trabalho como artista, ele fundou o Departamento de Fotografia do American Center for Artists em Paris e foi Diretor do seu Center for Media Art and Photography, criando mais tarde o MMAP (Música, Mídia Arte e Fotografia), onde continuou desenvolvendo novos métodos de ensino.

          Uma preocupação cada vez mais importante com o tempo e movimento em seu trabalho fotográfico, levou-o a algumas experiências na área de vídeo, em meados dos anos 80 e resultou na criação de três peças de curtos vídeos “Evolution Trilogy”. Na mesma época, MacLeay também começou a compor música para coreógrafos de dança contemporânea americanos e franceses e artistas vídeo. Dedicou-se em tempo integral a esse trabalho na década de 1990, lançando dois CDs (Small Crowds e La Moitié de L’Histoire) com seu grupo de música contemporânea PRIVATE CIRCUS antes de retornar à fotografia há 8 anos.

          Mudou-se para o Brasil, estabelecendo-se em Florianópolis em 2010. Voltou a dedicar-se integralmente à fotografia autoral, vídeo-arte e criações no âmbito de novas mídias, além de continuar sua paixão em compartilhar suas experiências através do ensino. Em 2011, fundou o Creative Process, um movimento dedicado a promover o desenvolvimento do talento artístico e atividades em Artes Tecnológicas em Florianópolis e para o Estado de Santa Catarina.

          Seu livro de cartoon satírico, GD TRUC – THE MAN, THE BOOK, foi lançado em setembro de 2011 no mercado dos EUA. Ele está atualmente trabalhando na elaboração de dois livros sobre seus primeiros trabalhos fotográficos autorais.

O site do fotógrafo Scott MacLeay simula o ambiente de uma galeria de arte. Lá estão as séries Attitudes, Fragments e Primates, que também poderiam ser chamadas de coleções, tamanha a força das imagens concebidas por esse canadense de 61 anos, um artista na concepção da palavra, se consideradas suas incursões em desenho, cartum e música.
Extraído de:

Vou colocar algumas imagens de alguns trabalhos dele, mas recomendo visitar seu site q é um fantástico!








Nenhum comentário:

Postar um comentário