quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

I CAN´T GET NO SATISFACTION.

Estava eu, toda feliz blogando, quando de súbito o tel toca, eu não gosto de atender telefones, sempre q atendo tenho azia, mas este resolvi atender, era moça da Estrelinhas Álbuns Fotográficos, me cobrando pelo  fato de eu ter me cadastrado e não ter comprado nenhum álbum! Querendo saber o pq, se este mês ia comprar algum, se eles estavam me atendendo bem (estas coisas de alisar e cobrar) etc etc. Pesando nervoso.
Bom, eu respondi de forma bem curta, com sim e não e a frase mais longa foi: não depende de mim. Por fim caiu a ligação ou ela desligou – o mais provável – na minha cara rs.
Não queria dar satisfação de minha vida, e ela pensou deve ter pensado q sou uma fotógrafa falida ou uma concorrente pegando os preços deles.
Olha, confesso q fiquei irritadíssima. Demais! Até com dor de cabeça! Afff...Mais pq? Ela me irritou? Não. Eu me deixei irritar! Vou explicar.

Curso fotografia, ainda não sei q o fazer da vida fotográfica, estou por aí flanando. Na nossa sociedade flanar é um crime, um absurdo, não pode. Vc tem q ser decidido e firme! Mas na minha vida posso e estou flanando, até ver qual a melhor situação. Ta e pq a raiva?

Quando ela me ligou, a sensação de raiva, incapacidade e impotência veio idêntica quando eu era adolescente e meus pais me cobravam horrores pra trabalhar, por dinheiro em casa, que eu tinha q fazer isso ou aquilo e nunca nada estava bom e bla blá blá. Eu me achava insuficiente, incapaz, uma looser. Auto piedade é uma M.
E aí veio tudo! E eu me envenenei por lembranças do passado mal resolvidas! Olha só, na época, meus pais falavam, de forma muitas vezes desagradável, mas era o jeitão deles e o melhor q eles sabiam fazer e mesmo se não era o melhor (pra mim), era o melhor pra eles falarem daquela maneira. Boba eu q não sabia segurar a situação e me colocava pra baixo. Boba de me achar insuficiente para pais eternamente insatisfeitos, nem uma galáxia iria saciá-los, quiçá eu! E será q eles eram tão insatisfeitos assim?
Aí veio o lance de dar satisfação - coisa recorrente em ambiente familiar, principalmente para quem mora com os pais -  não quis dar satisfação nenhuma pra atendente, pq eu faço o q bem entender da vida e se não quero ou não tive oportunidade de adquirir um álbum estrelinha, o problema é só meu! (momento revoltadinha rs).
Depois pensei bem... o q é dar satisfação?
Ahhhhh, é dar um relatório completo de suas atividades com o intuito de satisfazer seu chefe, algoz, cobrador etc. pagar o que se deve, cumprir o dever,  vamos assim dizer.
Não satisfeita e suspeitando desta frase “dar satisfação”, fui ao dicionário:
satisfação
s. f.
1. Ato!Ato ou efeito de satisfazer.
2. Alegria; contentamento; prazer.
3. Indenização; pagamento.
4. Retratação!Retratação.
5. Reparação; desculpa.

Aí me liguei no absurdo, eu estava me sentindo obrigada a dar alegria, prazer ao outro!! Oras,quem tem o prazer é o outro, cada qual com seus sentimentos e não cabe a mim controlar isso! Cada um sente o que bem entender!
Mas tudo bem Durval! Tenho consciência de que a moça estava trabalhando, foi um simples telefonema e eu linkei com sensações passadas ruins. Tá. Mas por que ainda sinto esta raiva, esta sensação horrível?
Simples, formou-se um imago, um complexo. Fui condicionada no melhor estilo Pavlov!


Agora, é preciso resignifcar, (dar arsênico) desconstruir este condicionamento maligno pra não surtar e somatizar quando situações similares se repetirem.
Dá trabalho, leva tempo, dói. Mas é fundamental para meu bem estar.
Satisfação: dou a quem amo. Relatórios: ao meu chefe.

R. Durval fez um texto bacana que retrata isso:
“Tento dar o melhor de mim, manter meu quarto arrumado e minhas coisas organizadas tudo pra deixar minha mãe satisfeita, mas ela canta: I can´t get no satisfaction.
Outro dia expliquei pra minha mãe, porque me atrasei ao retornar da escola, sabe, dei uma satisfação e ela cantou: I can´t get no satisfaction.
Ontem comprei com minhas economias e com o rendimento de um bico, um anel folhado a ouro para minha mãe eela cantou: I can´t get no satisfaction.
Estou me sentindo tão culpado, tenho pena da minha mãe, coitada, como ela sofre por não alcançar satisfação.
Desculpe-me mamãe, vou me esforçar mais, preciso vê-la satisfeita.
Quem sabe este copinho de arsênico? Vai um gole?”


Um comentário:

  1. Ivi... Adorei!!!!
    É bem assim mesmo, as vezes em determinadas situações desagradaaveis ( ou agradaveis tb ) associamos a fatos do passado, mas vamos aprendendo e resolvendo, uma coisa de cada vez, sendo nós mesmos não é?!

    Beijos

    ps. Adorei o copinho arsênico! kkkkkk

    ResponderExcluir